A CHINA DOS CONTRASTES: O OCIDENTALISMO DA SOCIEDADE CHINESA ATUALMENTE

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

UMA DAS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS DO MUNDO OCIDENTAL NA CHINA É A GRANDE CENTRALIZAÇÃO DO CAPITAL INTERNO, COMO ACONTECE NA MAIORIA DOS PAÍSES DO OCIDENTE.




COSTUMES E ECONOMIA JÁ OCIDENTAIS, MAS POLITICAMENTE...


Isolada do restante do mundo nas três décadas de império maoísta, a China vive um processo vertiginoso de ocidentalização, que teve seu marco inicial em 1979, com a chegada da Coca-Cola, um dos maiores símbolos do "American way of life". Logo viriam outros, como McDonald?s, KFC e Starbucks, que transformariam não apenas a economia, mas o modo de vida dos chineses.

No país onde o chá foi inventado, o café se tornou o principal símbolo de ascensão social e atrai jovens ávidos por mostrar sua prosperidade ao pagar quase US$ 3 por um expresso nas redes internacionais, valor suficiente para uma refeição nos populares restaurantes de Pequim.O McDonald?s chegou na capital chinesa em 1992, quando abriu sua maior loja em todo o mundo, com capacidade para 700 pessoas. O primeiro dia de funcionamento atraiu 13 mil pessoas e virou um símbolo da disposição do Partido Comunista de abraçar as reformas rumo ao capitalismo.

Hoje é comum ver chineses vestidos com jeans, camiseta, tênis e boné, que dançam ao som de música eletrônica e são viciados em tecnologia. A frugalidade de seus ancestrais foi substituída pelo consumo desinibido - para os que têm dinheiro - e shoppings registram número crescente de clientes.

O estudo do inglês é uma prioridade nacional, o que colocou a China no centro das estratégias de escolas de línguas internacionais. Para muitas, o mercado local é o de mais rápida expansão em todo o mundo e, a cada ano, é possível perceber que uma quantidade maior de pessoas pelo menos arranha o inglês

O sexo deixou de ser tabu para os jovens e, nas grandes cidades, já há casais que vivem juntos antes do casamento, algo impensável há menos de uma década. A globalização se instalou na multiplicação de supermercados, onde estão todas as marcas de consumo mundiais - de sabão em pó a cosméticos. A milhares de quilômetros de distância de São Paulo, continuo a lavar minha roupa com OMO e a usar Comfort como amaciante.

O que não se ocidentalizou é o sistema político, que se mantém avesso a instituições clássicas, como separação de Poderes, império da lei, devido processo legal e liberdade de imprensa. A grande dúvida é saber se a ocidentalização também ocorrerá nesse terreno.



GRUPO 7.


  • BÁRBARA EMILIANE
  • TAMYRIS GABRIELA;
  • HEIDER PEDRO;
  • TAÍS CARVALHO;
  • RAMON L. MAGNANE.
TURMA: 3ºA.

0 comentários: