3°A Aspectos populacionais

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Aspectos populacionais


Tradições

Uma das principais tradições é o Ano novo, que depois da meia-noite começam a ser lançados fogos de artifícios, seguidamente as felicitações entre os familiares e vizinhos. Votos de abundância de dinheiro, boa saúde e de realizações pessoais são trocados, tornando-se como costume os mais velhos presentearem os mais jovens com um envelope de dinheiro. Depois da ceia presta-se homenagem aos deuses e pede-se a bênção.
Durante o dia de Ano Novo é organizado um almoço de família, onde são trocados votos de felicidades com os membros que não estiveram presentes na noite anterior. Ao contrário da refeição da véspera, o almoço deste dia é vegetariano, pelo fato de ser dedicado os Deuses do Céu e da terra, não sendo permitido a degustação de animais.O primeiro dia do ano é para se viver em família e é também o dia do nascimento do Galo.
Uma das grandes tradições também é que no dia do Ano Novo Lunar é festejado o aniversário de toda a gente, o que significa que ficamos todos um ano mais velhos. Tradicionalmente, este aniversário é mais importante do que o dia do próprio nascimento.


Educação

Na china, são nove anos de ensino fundamental obrigatório, de quatro a cinco anos de graduação (dependendo do curso), de dois a três anos de mestrado e três para obter o doutorado. As crianças começam a estudar por volta dos seis anos, também como no Brasil. Entram na faculdade com mais ou menos 17 anos. Desde 1986, o Ministério da Educação da China tornou obrigatório no país nove anos de ensino básico em período integral para todos. A regra englobou uma série de medidas que revolucionou também o ensino básico, o que teve forte influência na revolução do ensino superior. Até o ano 2000, a taxa de freqüência escolar era de:- 99,1% na escola primária- 94,3% na escola intermediária (do sétimo ano até o nono ano);A taxa de abandono de estudo era 0,55% na escola primária e 3,21% na escola intermediária.Após o nono ano escolar, o índice de continuidade era de 51,2% até o ano 2000. Após os 15 anos, a taxa de analfabetismo era de 6,72%.Até o final do ano 2000, havia 553.622 escolas primárias e 1.041 faculdades e universidades na China. No ano 2000, havia 10,9 milhões de professores formados e 219,4 milhões de estudantes universitários e alunos em geral.


A sociedade chinesa


A china antiga era uma China tradicional e de veneração, onde era feita uma verdadeira escalação de posições pessoais, estando à cima o imperador que era adorado por todos um corpo funcional e os mandarins que eram o orgulho do império. Foram criados no século 11 a.C, desempenhando o papel cultural do pais. Logo após a estes maiorais vinham o restante, como: camponeses, comerciantes e artesãos. Não possuindo escravos na China.
A sociedade chinesa atual tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão se mudando para os centros urbanos, deixando para trás seus costumes e seu estilo de vida.Alguns dos povos que se destacam são os mosuo, um grupo que vive às margens do Lago Lugu, no sudoeste da China, que possuem sociedade centrada nas mulheres. Para muitos casais mosuo, viver em casas separadas e ter outros parceiros sexuais são normais e até fortalece os relacionamentos.




Costumes


Devido à variedade de etnias e minorias nacionais os costumes e as pessoas formam um grande mosaico multivariado. Das 56 etnias pode-se conhecer através de atividades turísticas, promovidas pela Administração Nacional de Turismo da China, atividade que desenvolve o turismo e a troca de experiências entre as agências turísticas da China e de outros países.
As leis e penas para crimes são muito polemicas e curiosas na China. Executam sozinhos, mais condenados do que outros 63 países, que adotam a pena de morte juntos.
Na China antiga o desprezo que as famílias pobres sentiam por filhas mulheres. Elas nem sequer tinham direito a um nome. Eram referenciadas pela ordem de nascimento, como 1ª ou 3ª filha, até se tornarem adultas.
Na questão cultural, um dos maiores costumes dos chineses é que quando recebem visitas, a primeira coisa que fazem é oferecer uma xícara de chá para os visitantes, e se você abrir a porta para uma visita e sair de sua casa significa que a está mandando ir embora, outro costume que o povo chinês possui é o de arrotar na mesa quando terminam de comer, e se isto não for feito, significa que não gostaram da comida.


Mulheres


Houve um período na China em que as mulheres eram quase anti- mulheres, elas não se preocupavam com a beleza, as mulheres não podiam tomar a frente de absolutamente nada, sempre tinham que andar atrás ou ao lado dos parceiros, temiam que a economia da China era muito mais importante que a beleza e bem-estar de uma mulher, como por exemplo passarem maquiagens e gloss. As mulheres eram forçadas a serem o que não eram, acreditava que para a mulher ser bonita ela tinha que ter o pé pequeno, por isto, amarrava seus pés para que não crescessem por que se não nunca arrumariam namorados.
Hoje, para elas, o consumo é tão importante quanto à poupança. Mas no passado recente, a falta de renda, e a pobrezado consumo faziam os salários serem praticamente todos convertidos em poupança para tempos difíceis.
Com a proclamação da República Popular da China em 1949, começou a gozar dos mesmos direitos dos homens no cenário político, econômico, cultural, social e familiar. Hoje elas possuem seus própios empregos, salários e espaço no mercado de trabalho e sociedade. Estão cada vez mais donas de si, mais maquiadas e produzidas, procurando diferenciarem-se através de pinturas de cabelos, corporais e acessórios.
O governo tem feito um serie de leis para garantir os mesmos direitos e a posição de igualdade das mulheres frente aos homens e não poupou esforços para eliminar - através dos meios legislativos, administrativos e educacionais -, a discriminação sexual e proteger os legítimos direitos e interesses femininos.
Hoje, as mulheres, como donas do país, participam ativa e positivamente do processo de modernização nacional na maioria das empresas.Contudo, o papel da mulher na China é tal como os homens, elas trabalham fora de casa e querem ser bem sucedidas na sua vida profissional e outras.




Família

Na China o Estado está tornando divórcio mais difícil. Na esteira da Revolução Cultural, foram aprovadas leis de casamento muito liberais. Nelas, o casamento é definido como um contrato de trabalho que pode ser dissolvido. Nas cidades chinesas, não só o divórcio, mas também a coabitação estão se tornando mais freqüentes. Na vasta zona rural chinesa, em contraposição, tudo é diferente. O casamento e a família são muito mais tradicionais - apesar da política oficial de limitação de nascimentos mediante uma mistura de incentivos e punição. A família chinesa, sempre foi distinta das formas de família do Ocidente. Na maioria dos países europeus, o casamento arranjado nunca foi tão comum quanto na China. Porem a família em culturas não modernas tem alguns traços que encontramos mais ou menos em toda parte.O número de filhos do sexo feminino está em falta na casa de milhões e as causas são facilmente identificáveis: elas foram vítimas de abortos provocados pelos pais quando descobriam que o feto era uma menina ou foram simplesmente abandonadas nas ruas quando recém-nascidas. Na China, a preferência dos pais pelo filho de sexo masculino é uma tradição. No filho homem, concentra-se a responsabilidade de manter os pais quando idosos, de possibilitar-lhes um enterro solene, de fazer as oferendas sobre os túmulos deles para as necessidades após morte, conforme a tradição confuciana. Somente o filho homem é o único herdeiro dos bens da família.


Aspectos populacionais

Com 1,3 bilhões de habitantes a China é o país mais populoso do planeta abrigando cerca de 20% da população mundial. Esse contingente humano já era enorme na época da vitória da Revolução Comunista (1949). Por volta de 1970, a população chinesa já havia atingido mais de 800 milhões de pessoas graças,Em grande parte, ao estímulo dos governantes chineses, especialmente Mao Tse-tung, que via no aumento populacional um caminho para o engrandecimento do país. O controle da natalidade posto em prática pelo governo tem sido de cheio de vantagens para os que têm apenas um filho e severas penas para os que transgridem a regra. O aborto, legalizado pelo governo, pode ser feito com facilidade a custos relativamente baixos. A baixa taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida provocam outro problema, que é o rápido crescimento do número de idosos no país. Muitos especialistas afirmam que a China tem a sociedade que envelhece mais rapidamente em todo o mundo, o que coloca para o Estado o desafio de criar uma rede de seguridade social que ampare essas pessoas quando elas não estiverem mais trabalhando.


3° A Grupo- 3

  • Amanda Monique
  • Hugo Frederico
  • Jéssica Gomes
  • Joyce Gabrielle
  • João Flávio
  • Lucas Matheus



    Fontes:

    • http://blog.controversia.com.br/2008/06/25/china-novas-ameacas-demograficas/
    • www.fadepe.com.br/restrito/conteudo_pos/5_docencia_mundo-em-descontrole.doc -

    • http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_Popular_da_China

    • http://portuguese.cri.cn/1/2006/03/09/1@39942.htm

0 comentários: