Relevo Chinês

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A china se encontra no continente asiático, dois terços de seu território é constituído por elevações superiores a 1000m, os locais mais altos se encontra na região centro-oeste do país, é lá que se encontra as montanhas mais altas do planeta.
O território chinês está predominantemente dentro da placa EURO-ASIÁTICA, há também uma estreita faixa sobre a Placa Indiana, ou Placa da Índia (está indo na direção da China - limite convergente).A China sofre ainda influência da Placa das Filipinas (que vai em direção da China - limite convergente), acarretou o surgimento de uma grande cadeia montanhosa, Cordilheira do Himalaia

Seu relevo é constituído da seguinte forma:

Oeste Cordilheiras e planaltos que descem em direção a leste, destacando-se a Cordilheira do Himalaia, com altitudes superiores a de 4000m.
Noroeste
Os planaltos da Ásia central com destaque para o Sin Kiang, de estruturas sedimentar, onde estão presentes bacias hidrográficas, sem escoamento para o mar.
Nordeste - o planalto da Mongólia interior contorna o deserto de Gobi, onde se localiza a planície da Manchúria.

Centro-oeste
- o planalto do Tibet.

Leste
- extensas planícies aluviais cortadas por grandes rios, como o Rio Amarelo (Huang Ho), com solos extremamente férteis.
Sudeste
- a planície da China setentrional, marcada pela presença do Rio Azul (Tsé-Kiang) e dos baixos planaltos da Bacia Vermelha.

Acompanhando a linha da costa, estendem-se cinco alinhamentos do relevo, constituídos por montanhas e planícies. A cordilheira de Kunlun, a norte do Himalaya, separa a alta planície de Qinghai-Tibete do deserto de Taklamakan, três dos seus cumes superam os 7000 metros: Muztag, Muztagata e Kongur; a cordilheira Tianshan, mais a norte com os seus cumes nevados; a cordilheira Xingan, no noroeste da China; e por último a cordilheira Hengduam e Qilian. As montanhas atingem especial altitude no setor ocidental para descer progressivamente para a costa. Há montanhas de singular beleza como é a Montanha Huangshan, a única zona de paisagem exclusivamente montanhosa que se encontra no sul da província de Anhui. Trata-se de uma montanha conhecida pelos seus singulares pinhos e pedras estranhas. Tem mais de setenta afiados picos que estão permanentemente cobertos por nuvens e nevoeiro. Os aspectos a salientar são os pinhos, as rochas, as nuvens e as fontes termais.


F
ontes:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://portuguese.cri.cn/mmsource/images/2007/03/07/wuyuetaishan.jpg&imgrefurl=

http://portuguese.cri.cn/165/2007/03/07/1%4063052.htm&h=253&w=280&sz=81&hl=pt-BR&start=26&um=1&tbnid=HFi0psYQQfguFM:&tbnh=103&tbnw=114&prev=/images%3Fq%3DMontanha%2Bde%2BTai%2BShan%2B-%2BChina%26start%3D20%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DN

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/china/republica-popular-da-china.php








Terremoto da Província de Sichuan

No dia 12 de maio de 2008, a China passou por um pesadelo, um sismo de magnitude de 7,8 na escala Richter, o ocorrido se deu na província chinesa de Sichuan, no Sudoeste do país, onde segundo as outoridades locais foram mais de 10.000 feridos.

A Província de Sichuan foi atingida com mais intensidade, essa província se encontrava a 2090 quilômetros de distancia de Pequim, Sichuan teve todo a sua rede de comunicação interrompida devido ao abalo. Cerca de 10 milhões foram afetadas pelo terremoto, cerca de 19,5 mortos já foram confirmados e 30 mil pessoas ficaram soterradas, 15 mil pessoas estavam desaparecidas e 65 ficaram feridas. Com todos esse acontecimentos o governo chinês enviou para o local 50 mil soldados para ajudar os 30 mil soldados que já se esforçavam para socorre a população.

Dos 12 mil habitantes da cidade de Yingxiu, apenas três mil sobreviveram, com todo o que ocorria o governo estinou cerca de R$ 47 milhões para a compra de remédios, medicamentos, equipamentos e outros cerca de R$ 47 milhões para cobrir os gastos com a operação regate.

Não só na China mas como também em Hanói, no Vietnã e em Banco, capital da Tailândia quase localizam a cerca de 3300 quilômetros de distancia, mas pelo contrario do que aconteceu em Sichuan lá os prédios só tremeram por alguns minutos.

Mais de mil crianças ficaram órfãos nessas regiões. As famílias chinesas terão prioridade sobre as famílias estrangeiras para adoção dessas crianças. Além disso, as famílias estrangeiras da Província de Sichuam, a mais afetada pelo terremoro, terão prioridade sobre as das outras regiões do país. Autoridades chinesas oferecem formas para ajudar as crianças, fazendo uma espécie de adoção temporária (a criança irá mudando de domicílio entre três, quatro ou cinco famílias escolhidas)

Fonte:http://profcn.blogspot.com/2008/05/sismos.html






Grupo:

  • Ágatha Carolline
  • Carlos Eduardo
  • Carolina Araújo
  • Marjorie Rinaldi
  • Rafaeli Panza
  • Talita Martins.

0 comentários: